quinta-feira, fevereiro 01, 2018

ISRAEL REVOLTA-SE COM PROPOSTA DE LEI APROVADA PELO SENADO POLACO SOBRE O HOLOCAUSTO

VOTAÇÃO ESTA MANHÃ NO SENADO DA POLÓNIA
Após uma intensa controvérsia em que Israel esperava algum bom senso por parte dos legisladores da Polónia, as expectativas goraram-se hoje com a aprovação pelo senado polaco de uma proposta de lei que criminaliza qualquer menção ao envolvimento da Polónia no genocídio do Holocausto nazi.
De acordo com esta nova lei hoje aprovada pelo senado, qualquer menção ao papel da Polónia na questão do Holocausto, incluindo o termo "campos de morte polacos" levará a uma pena até aos 3 anos de prisão. A proposta recebeu 57 votos a favor e 23 contra. 

REACÇÃO ISRAELITA
Israel reagiu vigorosamente a esta nova lei através do seu Ministério para os Negócios Estrangeiros: "O estado de Israel opõe-se firmemente à decisão do senado polaco. Israel vê com gravidade todas as tentativas para danificar a verdade histórica."
"Nenhuma lei poderá alterar os factos" - acrescenta o comunicado israelita.

"PROFUNDO DESAPONTAMENTO"
"Há um profundo desapontamento, pois a relação entre os dois países é importante para ambas as partes. Esta lei opõe-se à atmosfera de entendimento mútuo entre os dois primeiro-ministros que se encontraram no passado Domingo" - acrescenta o comunicado.
Para o ministro das Construções e Habitação esta lei não pode passar despercebida: "O anti-semitismo polaco lubrificou as rodas do Holocausto" - afirmou, acrescentando: "Eles negam a sua responsabilidade parcial e a ajuda e o apoio fornecidos para ajudar na destruição dos judeus. Precisamos de nos sentar e discutir este assunto, pois não podemos aceitar a negação do Holocausto."

LIBERTAÇÃO DO CAMPO DE EXTERMÍNIO NAZI DE
AUSCHWITZ, NA POLÓNIA, EM JANEIRO DE 1945
3 MILHÕES DE JUDEUS
Antes do início da 2ª Guerra Mundial, cerca de 3 milhões de judeus viviam na Polónia. Actualmente vivem em toda a Polónia cerca de 4 mil judeus registados, mas crê-se que existam algumas dezenas de milhares de judeus cujos ancestrais preferiram esconder as suas identidades devido às perseguições sofridas às mãos dos nazis e dos comunistas.
Os polacos alegam que os campos de concentração na Polónia foram construídos e dirigidos pelos nazis após estes terem conquistado o país, omitindo a colaboração dos polacos locais e a espoliação dos bens dos judeus, bem como outros incidentes como foi o caso do pogrom de Kielce, em 1946.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Olga disse...

A nova estratégia dos "senhores do mundo" (não sei se tão nova assim) é negar a História... é destruir documentos e achados arqueológicos... Tudo que liga Israel ao seu passado... depois retiram dos livros escolares e, pronto! Justificam para as novas gerações o não direito de Israel existir!
Negar o passado é correr o risco de repeti-lo!
Admiro o povo judeu porque é um povo que tem raiz! É por isso que mesmo sendo espalhado por diversas nações em meio a tanta perseguição, ao longo de sua história, sobreviveu, multiplicou e progrediu...
O Holocausto ainda incomoda... é um exemplo explicito da barbarie que o ser humano pode chegar... e, infelizmente, a barbárie continua... muitas vezes, alimentada pelos "senhores do mundo" em forma de leis recheadas de democracia!
Quanta hipocresia!
Shalom Israel!
Olga